sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A POÉTICA, de Aristóteles.

O Autor

Aristóteles (384-322 a.C.) nasceu em Estagira, região da Macedônia, filho do médico Nicômano, médico e amigo do Rei Amintas II, pai de Filipe. Estagira ficava na Calcídica e, apesar de estar situada distante de Atenas e em território sob dependência macedônica, era uma cidade grega, onde o grego era a língua que se falava. A vida do filósofo está marcada por esta dupla vinculação: à cultura helênica e à política macedônica.


Nicômaco era médico, profissão tradicional da família. Este Nicômaco, pai de Aristóteles, descendia de outro Nicômaco; por sua vez, filho de Macaon (bisavô) e este, finalmente, de Esculápio, conforme refere Hermipo (D. L.,V,1). Contudo, Aristóteles perdeu o pai ainda na infância. Órfão, passou a ser educado por Proxeno de Atarneo.


As instruções inicialmente recebidas por Aristóteles se referiam às ciências naturais, em vista da classe dos médicos a que pertencia seu pai. Esta referência é importante, porque determinará o gosto de Aristóteles pelas ciências naturais e o seu acurado espírito observador.


À época, destacavam-se os atomistas das cidades do norte grego, sobretudo a cidade de Abdera, onde haviam nascido os primeiros notáveis representantes da escola - Leucipo e Demócrito (c. 460-370 a.Cr.), este último, o mais conhecido e um dos homens mais eruditos de sua época.


Em 367 ou 366 a.C., chegou Aristóteles ao grande centro intelectual e artístico da Grécia, a cidade-estado Atenas.

Somava 17 anos. Conta-se que não era belo para os padrões vigentes. Além disso, apresentava uma certa dificuldade em pronunciar as palavras corretamente “que deveria criar-lhe embaraços e mesmo complexos numa sociedade que, além de valorizar a beleza física e enaltecer os atletas, admirava a eloquência e era conduzida por oradores”1.

Um comentário:

  1. Obrigada Sheila por nos prestigiar com conhecimentos da História do Teatro. Beijo grande linda!!

    ResponderExcluir